Bombeiros combatendo o fogo
Elidiane Pereira, bióloga da SEMMA, conscientizando os moradores sobre os perigos que as queimadas traz
Na manhã da segunda-feira, 18, a equipe de fiscais e do departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), constataram focos de incêndio em uma área às margens da PA-275, próximo ao bairro Novo Brasil.
Segundo a proprietária de uma residência próxima a área, Ellen Giane Sousa, a queimada clandestina começou no final da tarde de domingo, 17. “Vimos o fogo começar no lote vizinho. Algumas pessoas de moto estavam próximas ao local e depois saíram. Quando o meu marido chegou perto tinham pequenos focos de fogo, nós só percebemos a dimensão hoje”. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar esteve no local com abafadores, o auxílio de um carro pipa e a viatura de combate a incêndio (ABSE).
Como foi detectado que o incêndio não partiu dos moradores, os fiscais e a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental Elidiane Pereira, orientaram a dona de casa quanto à limpeza do terreno, já que no local havia cinzas de lixo doméstico queimado. “Não é correto limpar o quintal da residência ateando fogo às folhas secas, neste caso, elas poderiam ser enterradas, até mesmo servir como adubo”, explicou Elidiane.
A coordenadora aproveitou para reforçar os males que esta prática tem causado à comunidade. “Durante esta época de seca as doenças respiratórias aumentam, a fumaça inalada pode causar, e até mesmo agravar doenças como a pneumonia, asma, tosse e bronquite”, afirma.
De acordo com o fiscal Diego Almeida, é importante que a comunidade denuncie quem comete este crime e os locais onde está o foco de queimada. “Caso seja identificado o autor do crime, o cidadão está sujeito a multa que vai de R$100,00 a R$ 50.000, dependendo da proporção do incêndio. A comunidade tem que se mobilizar entrando em contato com o Disque- Denúncia (3346-5222) ou com o Corpo de Bombeiros Militar de Parauapebas (3356-4010)”, ressalta.
Ciente dos problemas causados pelas queimadas, a Semma realiza mais uma vez a campanha de Prevenção e combate às queimadas, que neste ano tem como tema “Prevenir é a nossa melhor arma. Não faça queimadas”. Há um mês a Semma tem trabalhado com a conscientização nas igrejas e com a comunidade, através da realização de blitz e distribuição de panfletos.
Fonte - ASCOM´- PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário