A comunidade educacional Palmares Sul está em festa, tudo graças à ampliação de sua Unidade Educacional, a escola Paulo Freire, que está ganhando cinco salas de aula, sala de reforço, sala de leitura, videoteca, quadra esportiva coberta, vestiário e banheiros. A ampliação além de proporcionar mais conforto e comodidade a alunos e professores aumentará a quantidade de vagas na escola.
De acordo com Delma Kelly, diretora do Paulo Freire, a escola recebe todos os anos dezenas de alunos vindos da educação infantil, “por isso a necessidade de se ampliar o espaço educacional”. A educadora ressalta que com a construção dos novos banheiros a área de alimentação ganhará mais espaço, o que facilitará a distribuição da merenda.
Segundo o secretário de Educação, Raimundo Neto, além da ampliação a escola será beneficiada também com a climatização de todas as salas de aula. Algo que será estendido a todas as escolas da rede municipal de ensino. “O que garantirá um conforto a mais para os estudantes”.
Neto acredita que a grande meta da atual administração é construir uma sociedade em que as crianças tenham oportunidades iguais. “Por isso, fomos aos bairros mais pobres construir as melhores escolas porque educação e inclusão social são feitas com prática: com construção de prédios bons, com investimento na formação dos profissionais da educação para construção de valores em nossas crianças”.
Para o vereador Israel Pereira, o Miquinhas, é perceptível nos alunos a alegria em estudar em um espaço bonito e aconchegante. “Essas melhorias asseguram mais dignidade ao nosso alunado. Eles se sentem respeitados e demonstram isso no dia-a-dia, na melhoria do rendimento escolar”, ressalta o vereador.
De acordo com o prefeito Municipal Darci Lermen, as escolas são as melhores obras que um homem pode fazer à frente da gestão pública. “E nós vamos continuar fazendo escolas bonitas nos bairros daqueles que, durante anos, ficaram esquecidos”, assegura. Darci destaca ser importante a construção de obras que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, promovam inclusão social e impulsionem o desenvolvimento como um todo
Darci completa dizendo que, de 2005 a 2011, foi feito em Parauapebas tudo o que a história possibilitou. “Na área da educação, não apenas construímos escolas, mas construímos escolas de qualidade.”
Resultado
E o resultado na educação não poderia ser outro, maior Ideb do estado, 4,7. Menor índice de analfabetismo, 8,1% e conquista de grandes prêmios como o prêmio “Ouro”, durante a Jornada Nacional de Educação em 2005; “Palma de Ouro” (em 2007, 2009 e 2010) e “Gestor Nota 10” no ano passado.
Atualmente, com a taxa de alfabetização que detém, Parauapebas é um dos poucos municípios da Amazônia a enquadrar-se em padrão educacional similar à média dos países desenvolvidos. “Temos motivos de sobra para comemorar, uma vez que demos um salto de qualidade na educação nunca antes visto. Esse é um resultado expressivo e que deve ser celebrado por toda a comunidade escolar”, comemora o secretário de Educação, Raimundo Neto. (Rosiere Morais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário