sábado, 10 de setembro de 2011

PMDB lança pré-candidatura de Jeová Andrade em Canaã



Aconteceu no último sábado, 3, no pátio de eventos da Igreja Assembléia de Deus, Ministério Madureira, o lançamento da pré-candidatura do pioneiro e líder político de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Centenas de pessoas foram prestigiar o evento que contou com a presença do senador Jáder Barbalho, do deputado federal Asdrúbal Bentes, do deputado estadual Parsifal Pontes, entre outras lideranças da região.
Estiveram presentes também os prefeitos de Ourilândia do Norte, Ananindeua, São Geraldo do Araguaia, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Água Azul do Norte e o vice-prefeito de Piçarra, além de pretensos candidatos como Bel Mesquita, de Parauapebas, Agemirim, de Rio Maria, Osvaldinho Assunção, de Xinguara, entre outros.
Das lideranças locais estiveram presentes os vereadores João Nunes (PMDB), Tatiane Gaspar (PMDB), Walter Diniz (PPS), assim como representantes e presidentes de partidos como Zito Augusto (PT) e Valdemar da Pavinorte (PSDB). Ao ser chamado para a mesa de honra, Jeová Andrade foi aplaudido de pé por todos os presentes.
Vereador Walter Diniz, que é presidente da Câmara, declarou seu apoio a Jeová Andrade, enfatizando que ele é um grande líder político provado e aprovado pelo povo. Ele aproveitou a presença do senador e dos deputados para reclamar da ausência do estado no município, em relação a problemas como a educação e a energia elétrica.
Bem Mesquita, ex-prefeita de Parauapebas e ex-deputada federal, enfatizou em seu discurso que conhece Jeová Andrade desde quando ele foi vereador de Parauapebas, “que ele tem uma história digna e foi alguém que lutou pela emancipação do município. “É muito importante esse passo que todos nós estamos dando em direção aquilo que acreditamos”, afirmou.
Para o deputado estadual Parsifal Pontes o momento é de unir forças e assegurar uma vitória nas urnas, acrescentando que Canaã dos Carajás precisa de políticos comprometidos que olhem para o seu povo.
O deputado federal Asdrúbal Bentes, em seu discurso, lembrou que em Canaã dos Carajás não tinha energia elétrica em 1992, quando na época Jáder Barbalho era governador do estado e Jeová Andrade, como vereador, foi um dos que travaram luta reivindicando energia para o município. Jáder autorizou e com apenas 45 dias as luzes se acenderam em Canaã, tempo recorde segundo ele.
Asdrúbal disse ainda lamentar que os governantes que por aqui passaram não acompanharam o desenvolvimento do município e acrescentou: “o estado está ausente dessa região e é por isso que hoje ela levanta sua bandeira pela criação do Estado do Carajás”. Ele encerrou dizendo que “está certo que nesta reunião já se deliberou a coligação vitoriosa de Canaã dos Carajás para as eleições do ano que vem”.
O prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o “Chamonzinho”, que virou referência de trabalho do PMDB no estado, declarou seu apoio ao amigo. “Nós precisamos mostrar que o PMDB tem competência, tem compromisso e o exemplo é a administração de Curionópolis. Tenho certeza que você fará o mesmo em Canaã”, ressaltou.
Hélder Barbalho, prefeito de Ananindeua, e filho de Jáder, reforçou sobre a união do partido, dizendo que o PMDB é o partido mais unido do Pará, prova disso era a presença de várias lideranças municipais, o que na opinião dele não deixa de ser mérito da liderança do presidente regional do partido, Jader Barbalho. Enfatizou ainda que aquela reunião era para receber Jeová e levar uma mensagem a ele. “Você entra como um soldado do nosso partido e entra com a responsabilidade de estar à frente de um batalhão que é o povo de Canaã dos Carajás”, disse.

Jeová Andrade – “Não adianta Canaã ter tanta riqueza se ela não chega à sociedade”
Jeová Andrade iniciou sua fala declarando seu amor por Canaã, disse também que este é um município muito rico, mas que precisa de ações com responsabilidade, precisa de coração na coisa pública, de espírito de coletividade e de humanidade acima de tudo. “Não adiante Canaã ter tanta riqueza, se essa riqueza não chega ao seu destino final que é a sociedade final”, alfinetou.
Jeová prosseguiu seu discurso afirmando que todos precisam de apoio do poder público, desde o cidadão comum até ao comerciante, diminuindo as dificuldades, para que todos possam alcançar o sucesso no seu dia a dia. Dirigindo-se para Jader Barbalho e Asdrúbal Bentes, Jeová se lembrou do dia da inauguração da energia de Canaã, que naquele ano trouxe tanta alegria ao povo, “essa mesma energia que hoje é motivo de revolta e tristeza para a população”. “Juntos nós vamos construir um grande projeto para resgatar essa nossa esperança e a dignidade desse povo”, enfatizou.
Ele aproveitou ainda para lembrar as necessidades do município, como escolas técnicas e creches nos bairros, lembrando que Canaã precisa voltar a produzir, por ter muita terra boa nesta região e que se lembra de quando Canaã exportava banana e outras frutas para Araguaína, Imperatriz e Belém. De acordo com ele, é uma vergonha comprar no mercado banana que vem da Bahia. Jeová encerrou o discurso deixando claro que é um pré-candidato aprovado pelo partido, mas que também precisa da aprovação do povo.

Jáder Barbalho – “história de Jeová o credencia a pleitear a prefeitura de Canaã”
Jáder Barbalho encerrou o evento falando da sua alegria pessoal de participar da carreata em Canaã, disse que vem a Canaã com o maior entusiasmo por saber que não há na história do Pará um governante que tenha feito mais pelo sul e sudeste do Pará do que ele. “Venho a esta região com sentimento de vaidade de ter feito pelo sul do Pará o que ninguém fez até hoje”, reiterou.
Dirigindo-se a Jeová Andrade, ele disse que na vida só vale fazer se for com amor, com paixão, com entusiasmo, aconselhando que aquele que quiser subir na vida sem ter amor, sem ter paixão, não vai a lugar nenhum. Para finalizar, afiançou que a história de Jeová o credencia a pleitear a prefeitura de Canaã dos Carajás. “Eu fico feliz por ter como pré-candidato de Canaã uma pessoa com a sua história, com o seu passado, com a sua bem querência e com respeito que os seus companheiros e a população lhe têm”, assegurou.

“Roberto Andrade: um partido só existe em razão de uma cidade e de uma população que nela vive”
Na visão do presidente do PMDB de Canaã dos Carajás, o empresário Roberto Andrade, a ida de Jeová para o PMDB se configurou um casamento perfeito. Agora Cézar Andrade, irmão de Roberto que estava cotado para ser o pré-candidato do partido, sai de cena para apoiar o mais novo filiado, que ficou em terceiro lugar na campanha de 2008.
Para Roberto Andrade, o partido é uma ferramenta de trabalho destinado à população. “Um partido só existe em razão de uma cidade e da população que nela vive”, declarou ele, ao acrescentar que o PMDB tem estado no centro das principais questões do município.
Com o ingresso de Jeová Andrade, o presidente assegurou que o partido ganhou um nome de expressão dentro do município. “Jeová é uma pessoa que tem um longo serviço prestado em Canaã dos Carajás, estando aqui desde o começo e tendo participado ativamente da emancipação de Canaã dos Carajás”, observou.
Em relação à presença de outros lideres políticos e partidários no evento, Roberto afirma que já conversou com parte deles antes mesmo da realização daquela reunião e a maioria se mostrou bastante interessada. Ele revelou também que a filiação de Jeová Andrade se deu de forma bastante coerente. “Tanto Jeová quanto Cezar Andrade têm interesses recíprocos, os dois querem o melhor para Canaã. Nós conversamos e vimos que era viável agregar Jeová e seu grupo ao nosso porque o momento é de união para buscar o melhor para Canaã”, reiterou.
O próximo passo agora, detalhou o presidente do PMDB, é desenvolver um grande projeto para apresentar a comunidade de Canaã, de uma maneira que consiga inserir a sociedade, pois, segundo ele, sem as pessoas o partido não é nada. “O momento agora é de fazer planejamento para a pré-campanha e depois para a campanha propriamente dita, buscando novos líderes políticos para construir um grupo fortalecido também para concorrer ao Legislativo”, enfatizou.
Roberto Andrade finalizou a entrevista agradecendo a presença de todos que compareceram ao evento e deixou o convite para as pessoas que queiram participar desse projeto com o PMDB. “Podem nos procurar que nós estamos à inteira disposição”, convidou.

Nenhum comentário: