Utilizar o lixo plástico e transformá-lo em decoração com muita criatividade e bom gosto é o objetivo da parceria entre a Prefeitura Municipal de Parauapebas e a empresa EcoDecor para inovar neste natal. Associando a idéia de preservação ambiental, esse projeto privilegia o envolvimento e a participação comunitária.
Em Parauapebas o projeto Decoração de Natal Nascem as Flores pretende arrecadar 500 mil garrafas pets e a EcoDecor, uma empresa legalizada e que patenteou o processo da transformação das garrafas em flores é especializada na coleta e nessa produção natalina, tornando o natal parauapebense mais bonito, ecologicamente correto e promovendo um envolvimento comunitário.
O projeto envolverá a participação das escolas estaduais e municipais e associações de bairros, igrejas e outros grupos interessados. Para a rede de ensino, a cada 10 garrafas entregues o aluno ganhará um cupom, concorrendo a notebook, netbook e computador na categoria aluno, data show na categoria professor, uma ornamentação exclusiva com garrafas pets com outro tema na categoria escola (para a escola que arrecadar mais), e uma TV 32” (categoria diretor).
A coleta será realizada entre os dias 5 de setembro e 30 de novembro e os locais de entrega serão as escolas e anexos, podendo as outras instituições participantes criarem seu espaço de arrecadação. O sorteio será no dia 3 de dezembro, na Praça de Eventos.
A ornamentação será de açodo com o tema Nascem Flores. Flores gigantes serão confeccionadas nas árvores que estarão em pontos estratégicos da cidade, como a tradicional localizada na rotatória da Rua 14, com 35 metros de altura, uma na rotatória do quartel com 25 metros de altura e outra no pátio do prédio da Prefeitura de Parauapebas com 25 m.
Estima-se que cerca de três milhões de garrafas pets são consumidas e jogadas no lixo no município por ano. No decorrer do projeto será visível a surpresa pelo volume de garrafas que em outras situações estariam jogadas no lixo ou na natureza.
Texto: Cristhianne Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário