quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Parauapebas eFundação Vale assinam convênio para ampliação do Vale Juventude

Foi assinado, no dia 26 de janeiro, o convênio que irá ampliar as ações do Programa Vale Juventude em Parauapebas. Desde que foi implantado em 2007, já foram atendidas 4.235 pessoas entre gestores, profissionais, pais e adolescentes de Parauapebas. A novidade, para este ano, será o atendimento das comunidades do CEDERE I e da Palmares II com discussões e capacitações em temas de saúde, educação sexual e de cidadania.

“Os resultados das ações no Pará, especialmente em Parauapebas, são muito significativos. Temos a expectativa de atender mais de 1.600 pessoas este ano”, declara Joaquim Gonçalves, gerente geral da área de educação da Fundação Vale.

Em 2011, os temas mais abordados nos grupos de discussão foram: adolescência, relacionamento interpessoal, comunicação, famílias, violências, enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, relações de gênero, gravidez na adolescência, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, prevenção às DST/HIV-Aids, uso abusivo de drogas; tomada de decisão e projeto de vida.

Para Girlan Pereira da Silva, Coordenador Municipal da Juventude do município de Parauapebas, o Programa é de grande valia na construção do protagonismo juvenil, uma vez que, de maneira participativa, envolve a comunidade na discussão de temas transversais relacionados aos jovens buscando sempre a integração, o desenvolvimento humano e a construção da cidadania ativa. O jovem gestor público afirma ainda que esse aspecto socioeducacional, tão inclusivo, tenha motivado a Coordenadoria Municipal da Juventude, enquanto órgão municipal promotor de políticas públicas para juventude, no sentido de solicitar ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Darci Lermen, a assinatura do convênio para ampliação e execução do referido programa social neste ano de 2012.

Vale Juventude

O Programa Vale Juventude é fruto de uma parceria da Fundação Vale com 4 Prefeituras no estado do Pará (Abaetetuba, Barcarena, Marabá e Parauapebas) e com o Instituto Aliança, uma ONG voltada para a educação de pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Participam também organizações não-governamentais e conselhos sediados nestes municípios. O Programa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes e jovens entre 10 a 20 anos, enquanto sujeitos de direitos.

Vale Juventude em números no Pará em 2011

· 95 novos profissionais concluíram a Formação Básica do Programa;

· 137 profissionais, formados nos anos anteriores, participaram da Formação Continuada do Programa, aprofundando conhecimentos sobre os temas: metodologia participativa; manejo de grupo; estratégias educativas; violência sexual infanto-juvenil; homofobia; diversidade sexual; direitos sexuais e reprodutivos; projeto de vida e tomada de decisões.

Fonte : ASCOM - PMP

Nenhum comentário: