quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Câmara solicita criação de Casa de Apoio para pacientes que fazem tratamento em Belém

 Vereador MIquinha ( PT )

 Irmã Luzinete ( PV )

Em virtude da falta de tratamento adequado aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde - em Parauapebas muitos pacientes tem que se deslocar para realizar tratamento médico em Belém. Para assegurar o tratamento conforme as especialidades que os pacientes necessitam para obter saúde de qualidade, como preconiza a lei, a vereadora Luzinete Batista (PV) solicitou por meio da indicação n° 139/2013, a criação de uma casa de apoio em Belém para os usuários do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
            A casa de apoio servirá para acomodar os pacientes encaminhados pelo TFD à capital, que por muitas vezes ficam desamparados, já que os valores das diárias são irrisórios se comparados ao custo da estadia.
            Uma das competências do município é prestar saúde com qualidade a seus moradores, com base na Lei Orgânica do Município, em seu artigo 128 inciso I:  “Planejar, organizar, gerir, executar, controlar e avaliar as ações e o serviço de saúde em articulação com os sistemas federal estadual de saúde.”
            Irmã Luzinete ressaltou que “precisamos proporcionar à nossa população uma saúde de qualidade. Essas pessoas precisam de assistência, já que estão passando por um momento complicado. Não é fácil lhe dar com a enfermidade, por isso precisamos amparar nossa comunidade”.
            De acordo com o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT) essa indicação deve ser colocada em prática o mais rápido possível. “O TFD tem uma dificuldade imensa hoje, de mandar o paciente e depois pagar. Temos que cuidar da pessoa antes dela morrer. Tem que haver mais humanidade com os nossos doentes, às vezes a diária não paga nem a alimentação. Eu espero realmente que seja alugado ou comprado um espaço com pessoas de competência para atender os doentes do nosso município em Belém”, Miquinha. Josiane Quintino/ASCOM CMP

Nenhum comentário: