quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Gincana envolve alunos da escola municipal Faruk Salmen


Uma forma interessante, criativa e divertida de aprender, a gincana foi a metodologia utilizada pela equipe da escola municipal Faruk Salmen para envolver os alunos nas atividades desenvolvidas durante os sábados, considerados letivos no calendário escolar.

 Depois de planejar as atividades, a equipe da escola elegeu alguns autores como Romero Brito, Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Ziraldo Pinto, Cândico Portinari, Mauricio Souza e Mário Quintana para que os alunos pudessem pesquisar e estudar sobre vida e obra de cada um, e, por meio de minigincanas realizadas em sala de aula, os alunos se preparassem para a I Gincafaruk, que aconteceu na manhã da última sexta-feira (13), na quadra da escola.

O evento envolveu todas as turmas do 1º e 2º ciclos, dos turnos da manhã, intermediário e tarde, num total aproximado de 500 alunos. Era possível ver a empolgação dos participantes no grito de guerra que estava na ponta da língua.

Estudante do 5º ano, Edilene Alves, 10 anos, estava empolgada e esperava ansiosa a hora de sua apresentação. Ela contou que passou vários dias estudando sobre a vida de Maurício de Sousa, e agora ia mostrar o que aprendeu no jogo de perguntas e respostas. Totalmente à vontade, Edilene relatou: “Aprendi muito. Gostei, porque não sabia que ele tinha criado os personagens da turma da Mônica e usado o nome de seus filhos nos personagens como o da Magali”, disse a aluna.

Divididos com as cores vermelha e amarela, os alunos da professora Jaciara Santos apresentaram os resultados do estudo sobre o poeta e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Todos caracterizados, os estudantes dramatizaram os poemas “Arca de Noé” e a “Morte de Pintainho”.

A pequena Pamela Patrícia, aluna do 3º ano, participou da gincana na equipe amarela, que apresentou o poema “Morte de Pintainho”. Animada com tudo que aprendeu, Pamela contou que adorou os ensaios e agora sabe quem é Vinicius de Moraes.

A dona de casa Giselle Macedo participava do evento atentamente, aproveitando para registrar a participação e o destaque da filha, na hora das aulas para se apresentar na I Gincafaruk. “Ela se esforçou muito, participou de todas as atividades durante os sábados. Achei muito boa a ideia da gincana, porque prendeu a atenção dos alunos”, declarou a mãe, revelando que participou de todas as atividades realizadas na escola.

“Tivemos um grande envolvimento de pais, alunos e professores, um resultado bastante significativo, pois alcançamos nosso objetivo”, destacou a diretora da escola, Elzenir Sousa.

Incentivo à solidariedade

A professora Jaciara Santos aproveitou o momento da gincana para incentivar a solidariedade entre seus alunos, arrecadando alimentos. Cada aluno levou um quilo de alimento não perecível. Uma cesta básica foi preparada e doada para uma família de uma das alunas da turma que precisava de ajuda.




Nenhum comentário: