sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Semed realiza formação para profissionais da merenda









Visando melhorar ainda mais a qualidade da merenda servida nas escolas públicas municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Merenda Escolar, realizou no último sábado (19), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a segunda etapa da formação destinada a profissionais da merenda escolar. 

Com o tema “Boas práticas de manipulação dos alimentos”, a formação contemplou 318 profissionais, entre merendeiras, fiscais de alimentação e gestores das unidades educacionais. A capacitação foi ministrada pela equipe de coordenadores e nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar do município.
Segundo a formadora e coordenadora pedagógica do setor de merenda, Jucineide Almeida da Silva, o encontro que informou sobre as atribuições do fiscal de alimentação, da merendeira e da gestão escolar, no que se refere à alimentação, tem como meta dinamizar o trabalho de quem maneja a merenda escolar e orientar sobre a manipulação dos alimentos.

“A formação traz orientações importantes para aprimorar os conceitos e as práticas no tocante à área da alimentação escolar, buscando maior qualidade. Com a inclusão dos gestores, procuramos realizar um trabalho mais amplo, que englobe todo o contexto educacional, inclusive a área pedagógica, pois os profissionais da merenda são multiplicadores”, comenta Jucineide Almeida.

Durante a capacitação, foram abordados temas como higiene, agentes contaminantes, doenças transmitidas por agentes contaminados, reconhecimento de alimentos aptos para o consumo, procedimento para armazenamento dos alimentos perecíveis e não perecíveis, relações interpessoais e a atribuições de cada um dos envolvidos no processo alimentar.

A primeira etapa da formação ocorreu no dia 5 de outubro e atendeu metade das escolas municipais. Durante as duas etapas de formação, as 57 escolas da rede foram contempladas e instituições filantrópicas como a Sorri Parauapebas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Projeto Esperança, Complexo Esportivo e a Unidade Especializada em Deficiência Visual “Jonas Pereira de Melo”.

Texto: Messania Cardoso
Fotos: Marcos Rocha

Nenhum comentário: