quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vereador e Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Miquinha (PT), denúncia falta de apoio aos feirantes da Feira do Produtor











Na ultima terça-feira (15), na sessão da câmara municipal de Parauapebas, o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos,  Miquinha (PT),  fez uma denuncia contra a SEMURB e SEMAS por falta de atuação nas dependências da feira do produtor, segundo o vereador dentro e fora da feira a atuação da SEMURB é zero, no que diz respeito na limpeza e higiene do local. ‘’No ano passado a SEMURB limpava o chão da feira toda semana com caminhão pipa que tem o jato d’gua, que é o jeito certo de limpar, e dentro da feira devido aos alimentos expostos e o grande fluxo de gente, suja muito, e sem o auxilio da SEMURB o lixo só vai se acumulando, os agricultores que usam a feira para vender seus alimentos tem que se virar para limpá-la através de baldes com água, sendo que, esse tipo de pratica não soluciona o problema e anda é longe de no mínimo amenizar, pois a área é muito grande e no braço não tem condições de ser limpa é indispensável à presença de um caminhão pipa da CLEAN que é a empresa de limpeza que presta serviços para a prefeitura, e é administrada pela SEMURB.  

Nossa Equipe de reportagem junto com o vereador foi até o local hoje quarta-feira e constatou as irregularidades denunciadas pelo vereador na tribuna da câmara. 

O Senhor Teixeira que trabalha na feira vendendo farinha há 17 anos contou a nossa reportagem que desde o inicio do ano eles vinham sendo esquecidos pelo poder publico, os banheiros há meses não funcionavam, as lâmpadas estavam queimadas, e quem administrava era um senhor chamado Mauricio, que estava desde o inicio do ano como Coordenador da feira e não fazia nada para ajudá-la somente atrapalhava, ele já chegou até a discutir com alguns feirantes inclusive ele mesmo, ‘’É um absurdo colocar um cidadão como ele pra ser um coordenador para lhe dá com o povo. ’’ disse Teixeira.

Teixeira ainda ressaltou que se eles quisessem fazer alguma necessidade fisiológica tinham que procurar um banheiro de algum vizinho ou irem até a casa do colono que nem sempre estava disponível. ’’ Era muito humilhante ter que sair da feira e largar minha farinha pra ter que procurar um banheiro isso é inaceitável’’ desabafa o senhor Teixeira. 

Segundo informações de alguns feirantes que não quiseram se identificar, contaram que na sexta-feira passada eles se reuniram com o secretário de agricultura, que na ocasião pôde vê o tamanho das dificuldades que os feirantes estavam sofrendo, e de imediato trocou o coordenador colocando a senhora Teresa, como coordenadora interina, que já vem desempenhando um bom trabalho, em poucos dias os banheiros foram desentupidos e as lâmpadas queimadas já foram trocadas, e já está sendo providenciado os reparos necessários para ajeitar o telhado que tem muitas goteiras. Junto com o vereador procuramos a coordenadora Tereza que nos informou que já encaminhou um oficio para a SEMURB, pedindo que a mesma providencie o caminhão pipa e uma equipe de limpeza para a capina dos matos ao redor da feira, e ainda solicitou ao SAAEP uma equipe que possa desentupir o esgoto. 

Do lado de fora da feira, no ponto onde os moradores da Zona Rural, usam para embarcar no transporte coletivo, sofre uma total falta de estrutura. Os micros ônibus são obrigados a ficaram com as rodas dentro de buracos empossados por água podres com riscos de doenças e até mesmo acidente. Segundo o Manoel da Van, que trabalha no ramo há 19 anos, ele nunca sofreu com tanta falta de apoio do poder publico, ‘’ A SEMURB nem ajuda e ainda caça algum meio de atrapalhar, pois já pedimos um local digno para ficarmos, ou seja, um ponto com estrutura para os vanzeiros e os usuários, mas, não somos atendidos, por esse motivo resolvemos comprar essa tenda e colocar aqui no ponto, para no mínimo os nossos usuários não ficarem expostos ao sol ou chuva, e já veio aqui os agentes da SEMURB para retira-lo, mas, nós não deixamos e nem vamos deixar somos moradores pioneiros dessa cidade e trabalhadores, merecemos no mínimo respeito dos nossos governantes’’ desabava Manoel da Vam. 

Outro ponto critico, é no final da feira com a rua A, o famoso pé inchado, é deprimente as cenas que podemos observar, vários serem humanos sendo tratados como animais, diga-se de passagem nem animais são tratados com tanto desprezo, sabemos que os vícios de álcool e drogas são umas lastimas para a nossa sociedade, mas, a falta de atuação da SEMAS prejudica e agrava ainda mais esta situação, segundo o vereador, em Parauapebas tem um centro de apoio chamado PRIS que até o ano passado tinha convênio com a prefeitura, e o mesmo ira se certificar se o projeto ainda tem ou não convenio pois se tiver ele vai cobrar a atuação do projeto e uma solução para aquelas pessoas. ’’ Como presidente da Comissão de Direitos Humanos na câmara municipal não posso aceitar essa falta de atenção para essas pessoas, temos que ser mais humanos, isso é uma vergonha para nossa cidade tanto para quem vive aqui nessas condições quanto para as pessoas que passam por aqui e trabalham em algum comercio aqui perto, não tem como isso continuar, alguma providência tem que ser tomada com urgência. ‘’ disse o vereador. 

Outra questão que não cala é a forma que a secretaria de agricultura vem atuando com os agricultores, deixando-os até hoje, os mesmo serem transportados em caminhões para a zona rural sem qualquer tipo de segurança e condições legais, os caminhões não tem coberturas às pessoas ficam expostas ao sol ou chuva, outra questão é o porquê, que só depois de 10 meses o coordenador foi trocado e os problemas estão sendo solucionados. 

De acordo com um feirante depois da reunião de sexta-feira passada, o secretário se comprometeu que daqui pra frente todas as segundas-feiras o chão da feira será lavado com caminhão pipa, e a manutenção da limpeza será frequente, e eles não irão mais sofre com a falta de assistência por parte da secretaria.   

O vereador Miquinha disse que vai fiscalizar com mais veemência e cobrar dos órgãos responsáveis as devidas providencias e soluções. ’’ Vou ficar atento a esses problemas, temos que achar uma solução não podemos aceitar esse tipo de descaso com o povo, estou no meu segundo mandato e vou lutar sempre com responsabilidade e dedicação, sou um vereador que sempre me dediquei para fazer o melhor para o povo de nossa cidade, se a SEMURB, não resolver vou com o prefeito, e levarei o caso até o ministério publico se for preciso, não vou ficar na presidência da comissão de direitos humanos apenas pra preencher o cargo vou atuar de fato e de direito. Finaliza o vereador Miquinha (PT). 

Por: Frank James 

Nenhum comentário: