Durante a comemoração, autoridades fizeram pronunciamentos em homenagem a cidade e foram assinados convênios entre o governo municipal e o estadual para a construção de um Campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA) na cidade; regionalização do hospital municipal de Parauapebas e implantação do Programa Pro-Paz.
O evento contou com a presença de autoridades como o governador Simão Jatene (PSDB), deputados estaduais e federais, o prefeito Valmir Mariano (PSD), secretários municipais e os vereadores Major da Mactra (PSDB), Maridé Gomes (PSC), Irmã Luzinete (PV) e parte da bancada do Solidariedade, Ivanaldo Braz, Charles Borges, Devanir Martins, além do presidente da Câmara, Josineto Feitosa.
O primeiro a falar foi o presidente da Câmara, que enfatizou as qualidades da cidade e elogiou a população. “Parauapebas é uma cidade acolhedora, que ajuda homens e mulheres a construírem suas vidas. E o que queremos é que ela seja cada dia melhor e para isso contamos com a colaboração de vocês”.
O prefeito Valmir Mariano fez um balanço das obras que foram entregues nos últimos dias, como escolas, pontes, ampliação da rede de água tratada, SAMU, UPA, dentre outras e ressaltou que “mais importante do que inaugurar obras é o que estamos fazendo agora, preparando nosso município para o futuro”. Ao falar da regionalização do hospital municipal, o prefeito disse que Parauapebas não pode se desenvolver isolada das cidades vizinhas. “Parauapebas será o carro-chefe dessa região”.
Na mesma linha de raciocínio, o governador ressaltou que “sozinho não somos ninguém, juntos somos fortes”. Simão Jatene afirmou que a construção do hospital municipal se “arrasta há anos porque é uma obra grande demais para a cidade”. Garantiu ainda que por meio da parceria com o governo estadual ele finalmente ficará pronto e será uma unidade de média e alta complexidade para atender a região.
A respeito da implantação do Campus da UEPA, Jatene destacou que “Parauapebas tem que ser um polo de conhecimento e que pode ser grande através do saber”.
Nayara Cristina/ASCOM-CMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário