sábado, 24 de maio de 2014

Geólogo descobridor de Carajás realiza palestra inédita em Parauapebas

 Breno cumprimentando a plateia presente na palestra
Breno, juntamente com o vereador Josineto, 
o secretário de cultura e secretária adjunta de cultura

 
Vereadores juntamente com o geólogo


  Plateia presente na palestra

Curiosidade e atenção tomaram conta do auditório do Centro Universitário de Parauapebas na noite desta quinta-feira, 22. Fotos históricas, momentos surpreendentes e muita informação sobre o passado da região estiveram presentes na palestra do geólogo Breno Augusto dos Santos, um dos pioneiros no sudeste do Pará e descobridor das minas ferríferas em Carajás.

Autoridades, imprensa e estudantes tiveram o privilégio de saber como foi o trabalho de exploração e o descobrimento do local no ano de 1967. “Foram muitas as aventuras que eu, juntamente com a equipe de geólogos que me acompanhava, enfrentamos para verificarmos a existência de toda essa riqueza. Já que na época não tínhamos toda a estrutura aérea e os equipamentos que possuímos hoje”.

Para o operador de som, Eliésio Costa, participar da palestra foi presenciar um momento histórico. “A exposição de todo o percurso foi fabulosa, principalmente para os jovens que estiveram presentes na palestra e que não conheciam a história sobre o início do nosso município. Foi uma noite de muito conhecimento”, contou Eliésio.

Ao final da palestra Breno falou de suas esperanças e expectativas para os próximos anos na região. Segundo o geólogo investimentos em educação e uso adequado dos recursos financeiros devem ser aplicados com maior afinco. “Eu sei que muito já foi feito, mas ainda há vários setores que necessitam de atenção. O setor da educação merece ser tratado com mais carinho, pois só é possível o desenvolvimento e diminuição da desigualdade com oportunidade e ensino” concluiu Breno.

Por: Josiane Quintino

Nenhum comentário: