O anexo do Posto de Saúde da Vila Paulo Fonteles, inaugurado nesta quarta-feira (7), funcionará de segunda a sexta-feira com serviços de saúde bucal, como limpezas, extrações, canais e outros procedimentos. A iniciativa inédita no município beneficiará moradores de seis comunidades rurais com cerca de 20 atendimentos diariamente.
“Uma das determinações do prefeito foi que levássemos à zona rural saúde e serviços de qualidade que estamos oferecendo na zona urbana. É isso que estamos fazendo”, declarou o secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia.
Quem se beneficia com isso são pessoas como a dona Maria Sousa, de 55 anos. Há 12 anos ela é moradora da Vila Paulo Fonteles e agora poderá fazer o tratamento dentário dela e da família perto de casa. “É muito bom ter o atendimento aqui, porque a dificuldade de procurar atendimento em Parauapebas é muito grande. Vou umas quatro vezes por ano à cidade, mas teve tratamento de minha família que era preciso ir até três vezes por mês”, lembra.
Além da economia e da comodidade (segundo o presidente da associação local, o colono gasta, em média, R$ 150,00 por viagem em busca de tratamento), os moradores também ganham em qualidade. O coordenador municipal de Saúde Bucal, Marco Aurélio Lopes, destaca a qualidade dos equipamentos e materiais utilizados no tratamento.
“A resina que utilizamos é uma das melhores que existe. Além de boa qualidade, o profissional tem que saber utilizá-la, por isso oferecemos treinamento”, disse, referindo-se ao curso ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde no final do ano passado.
A unidade conta com recepção, banheiros, consultório odontológico, copa e está equipada com cadeira odontológica, autoclave, fotopolimerizador e raio-x, além do compressor odontológico atendendo, além da Vila Paulo Fonteles, Garimpo das Pedras, Vila Albani, Rio Branco, Vila Sanção e APA.
O coordenador das Unidades Básicas de Saúde da zona rural, Ramilson Rodrigues, lembra que esse não é o único serviço oferecido pela Prefeitura que levará mais comodidade às pessoas daquela região. “Em pouco tempo, passaremos a realizar a coleta dos exames laboratoriais aqui mesmo na zona rural e em breve a unidade móvel odontológica dará suporte ao atendimento nas comunidades”, garantiu.
Fotos: Irisvelton Silva | Ascom
Diego Pajeú
Núcleo de Imprensa | Ascom
Diego Pajeú
Núcleo de Imprensa | Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário