Em Parauapebas, que fechou 2013 com o quarto
melhor índice de desenvolvimento da educação, conforme dados do Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um verdadeiro celeiro de conhecimento
está em construção, com alunos premiados, educadores consagrados e uma gestão
da educação de referência nacional.
A novidade, desta vez, é o lançamento do livro
Formação Inicial de Professores de
Educação Infantil: Que Formação É Essa? da pesquisadora e educadora Maria
da Paixão Gois Febronio, lotada no Setor de 1° e 2° Ciclos da Secretaria
Municipal de Educação (Semed) e cujo trabalho foi garimpado e reconhecido por
uma editora internacional, a alemã Novas Edições Acadêmicas (NEA).
O livro de Maria da Paixão, lançado durante a
formação continuada dos técnicos pedagógicos da Semed, sob a apreciação de mais
de 80 educadores, partiu de extensa pesquisa de campo realizada pela autora
durante a confecção de sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de
2010. O livro busca compreender a concepção que professores – ainda em fase de
formação – têm sobre sua formação. Pretende também identificar o quão
preparados eles se sentem para o exercício profissional, como também, traz
reflexões e ponderações sobre o fato de que a contribuição do curso de
Pedagogia à formação de professores da Educação Infantil é, ainda, parcial e
restrita.
Segundo a autora, as várias discussões
suscitadas em sua obra são apresentadas à universitários, docentes e
pesquisadores da área a partir da percepção de alunos dos últimos anos do
curso. “As questões elencadas, sob o prisma da formação acadêmica em Pedagogia,
possibilitam a construção de projetos inovadores de formação inicial superando
a dicotomia entre teoria e prática”, explica Paixão. Todas as considerações têm
impacto sobre a vida do aluno da educação infantil, que conceberá suas bases de
formação educacional consoante a preparação daquele que o educou, lá na
primeira escola.
A secretária municipal de Educação, Juliana de
Souza, tece elogios à publicação de Maria da Paixão. “É uma obra de extremo
valor para a educação em razão da profundidade da abordagem, que, para além da
percepção das práticas de futuros pedagogos, tem um raio de impacto ainda mais
amplo, já que a formação dos pedagogos terá consequências diretas na educação
de nossas crianças. É um orgulho para nós, da Semed, termos uma servidora da
casa lançando um livro e difundindo uma reflexão crítica e científica tão
importante para o fazer educativo”, ressalta a secretária.
SOBRE A AUTORA
Servidora da Semed há quatro anos, Maria da
Paixão Gois Febronio é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Católica de Santos (UniSantos); bolsista da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
especialista em Psicopedagogia Institucional pela Pontifícia Universidade
Católica (PUC) de Campinas; e graduada em Pedagogia (habilitação em Educação
Infantil) pela Associação de Ensino e Cultura Faculdade Pio Décimo. Ela já
integrou o grupo de pesquisas “Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação”, da
linha Formação e Profissionalização Docente, e tem artigos publicados até na
renomada plataforma Scielo.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Luzandra Vilhena
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