domingo, 21 de agosto de 2011
Milhares de crianças são imunizadas no “dia D” de combate à pólio e sarampo
No último sábado, 13, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou o “dia D” da segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. A Câmara Municipal de Parauapebas sediou o evento, que contou com a participação de duzentas crianças da Creche Municipal Vovó Ana e da escola particular Evolução.
Na ocasião, além de receber as vacinas, as crianças participaram de palestras, entretenimento com palhaços, pula-pula e seguiram em caravana para o cinema, onde assistiram gratuitamente ao filme Os Smurfs.
Nessa segunda etapa da vacinação contra a pólio a meta é imunizar 17.542 crianças de 0 a 5 anos, e 20.142 de 0 a 7 anos contra o sarampo. Até o momento, foram vacinadas 8.530 crianças (48,62%) contra a pólio e 8.990 (44,86%) contra o sarampo. Para que Parauapebas alcance a meta é importante que pais e responsáveis levem as crianças de 0 a 7 anos aos postos de vacinação para receberem a segunda dose da vacina contra a poliomielite e sarampo.
Para atrair as crianças, a Semsa realiza promoções como “Repórter Mirim da Caravana do Zé Gotinha” e “Promoção Vacinou Ganhou um Cupom”. Segundo Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, a campanha é importante porque somente erradicando doenças como a pólio e sarampo é possível ter crianças saudáveis e garantir o futuro de Parauapebas.
Poliomielite
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.
Sarampo
Esse tipo de ação de combate ao sarampo costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário