sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Procuradoria e Infraero discutem melhoria no serviço aeroportuário de Parauapebas

Alavancar o turismo em Parauapebas, tornar o município conhecido nacionalmente e oferecer um serviço aeroportuário de qualidade foram os motivos da reunião realizada na última quarta-feira, 11, entre a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e a Procuradoria Geral do Município. Na reunião, foram discutidos a mudança de nome do aeroporto Carajás, sua administração e a qualidade da prestação do serviço aeroportuário.

A Procuradoria abriu um procedimento ainda em 2011 solicitando que o elemento identificador do aeroporto seja Parauapebas, e não Carajás, como é atualmente. O Superintendente do aeroporto Carajás/Infraero, Francisco Paulo do Nascimento, colocou-se à disposição para providenciar a alteração da designação Carajás para Parauapebas nos aeroportos, verificando se a responsabilidade é da Infraero e não da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o problema será resolvido rapidamente.

Quanto à administração do aeroporto, o Superintendente informou que desde 2007 a Vale cogita essa responsabilidade. Em 2011, a documentação entrou em tramitação, a Infraero concordou, mas quem decide é a SAC (Secretaria de Aviação Civil) e a ANAC. Em 2012, haverá uma possível modernização e ampliação do aeroporto, que já está em projeto executivo.

Segundo Francisco Paulo, o aeroporto hoje possui tecnologia de ponta, mas sua localização (situado na Serra dos Carajás) faz com que o aeroporto enfrente muitas dificuldades metereológicas para o pouso das aeronaves. O aeroporto tem autorização para funcionar das 7h15 às 18h30 e não possui condições estruturais para operar vôos noturnos, embora exista interesse tanto da Infraero quanto das empresas de aviação civil para que esse quadro seja modificado.

“Para isso é necessário toda uma estrutura, por isso é preciso o apoio da Prefeitura de Parauapebas no que diz respeito a uma linha rodoviária própria para fazer o transporte Parauapebas – Aeroporto, à sinalização horizontal e vertical que indique a localização do aeroporto, buscar medidas para diminuir a burocracia para acesso à Floresta Nacional de Carajás, pois inibe os munícipes de acessar os bens públicos, como o aeroporto”, disse o Superintendente, ressaltando que com todas essas mudanças o turismo em Parauapebas terá um grande salto.

Participaram da reunião Dra. Quésia Siney G. Lustosa, Procuradora Geral do Município, Dr. Hugo Leonardo Abas Fazão, Procurador do Município, Francisco Paulo do Nascimento, Superintendente do aeroporto Carajás/INFRAERO e Alcione da Silva Fontana, representante da área comercial do aeroporto Carajás. Os presentes decidiram agendar novo encontro com a participação de representantes do ICMBio, IBAMA, Seden, Semma, Semed e DMTT.

Nenhum comentário: