quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Semed realiza Jornada Pedagógica 2012

Raimundo Neto falou sobre a importância da formação pedagógica dos educadores, afirmou que ela e a mola propulsora capaz de mexer na qualidade social

A professora Maria Maura Gomes Barbosa trouxe toda a sua experiência na Educação Infantil e falou sobre ampliação do universo cultural na infância e sua relação com o PPP

O numero de participantes nos dois dias de palestras pode ter chegado a mil e quinhentos
O tema Educação Com Qualidade e Sua Relação com o PPP foi ministrado pela professora Célia Godoy

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou a Jornada Pedagógica 2012. Foi o pontapé inicial para os trabalhos do ano letivo. A abertura deu-se na última segunda-feira, 09, e estendeu-se na terça e na quarta-feira. Os dias foram marcados por palestras e debates sobre temas que são trabalhados na rede de ensino municipal.
A abertura da Jornada Pedagógica 2012 teve como palestrante a professora Maria Maura Gomes Barbosa. A pedagoga trouxe os anos de experiência como coordenadora da rede municipal de Itapetininga, de assessoria a redes municipais atuando junto a professores dos segmentos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental e discorreu sobre o tema Ampliação do universo cultural na Infância e sua relação com o PPP.
O principal público alvo da palestra – professores e gestores da Educação Infantil – lotou o auditório da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) e pôde aprofundar os seus conhecimentos sobre o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, documento do MEC que contem as diretrizes, objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
O tema – Ampliação do universo cultural na infância e sua relação com o PPP (Projeto Político Pedagógico) – não surge por acaso. “Nasce dos encontros regulares que a Semed de Parauapebas articula entre os seus professores e gestores”, diz a diretora pedagógica municipal, Tereza Cristina.
“É na formação continuada, nos encontros regulares com os nossos professores e gestores da educação, que conseguimos fazer diagnósticos, identificar as nossas necessidades, os conhecimentos em que devemos nos aprofundar para oferecer uma educação cada vez melhor e inclusiva”, explica a diretora pedagógica.
O segundo dia da Jornada Pedagógica foi orquestrado pela professora Célia Godoy. A pedagoga pós-graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior, mestre em Psicologia Social, especialista em Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Recursos Humanos, trouxe junto com seu extenso currículo a palestra Educação com qualidade social e sua relação com o PPP.
Célia Godoy trouxe, nas palavras de Tereza Cristina, “um debate sobre a necessidade de mudança de transformação da prática pedagógica para que ela se torne consistentes com os Projetos Políticos Pedagógicos”.
A diretora pedagógica ressalta, no entanto, que “os constantes encontros promovidos entre os educadores do município, as Formações Continuadas, por exemplo, já propiciam a troca privilegiada de experiências e buscas de respostas para muitas indagações que circundam o fazer diário de uma educação inclusiva”.
O secretário de educação, Raimundo Oliveira Neto, falou sobre a importância do “constante diálogo entre os educadores”.
“É partir desse tipo de encontro que nós vamos poder aumentar a dimensão de nossa formação pedagógica, transformá-la numa mola propulsora capaz de mexer na qualidade social, pois é por meio da educação que podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário.
Segundo a coordenação do evento, o número de espectadores nos dois primeiros dias chegou a mil e quinhentos. No terceiro dia de Jornada pedagógica, todavia, os debates foram estendidos para todas as escolas do município, onde diretores, coordenadores e professores puderam “fazer um intercâmbio” do que aprenderam na Jornada Pedagógica.
Esta foi a quarta edição da Jornada Pedagógica. Ela acontece desde 2009, sempre antecedendo o calendário letivo.

Assessoria de comunicação da SEMED

Nenhum comentário: